domingo, 21 de abril de 2013

Lendas coreanas

Bom o post de hoje será sobre lendas coreanas. Não sei o por que mas filme asiáticos sempre me dão mais medo do que o normal, será que é por que os olhos são menores? Bom vamos a umas histórias e um pouco de sua cultura:

Gwishin (귀신) é o nome que as almas que não conseguiram partir para o além se chamam, tendo ficado na terra por alguma injustiças, mágoas ou ressentimentos que tiveram ainda em vida. O mais conhecido é o  gwishin cheonyeo (처녀 귀신) o "fantasma de meninas virgens". Antigamente na Coréia nascer mulher era ruim, pois deveriam que passar a vida toda servindo seu pai, marido e filhos, se uma mulher morrese virgem sua alma não iria conseguir deixar esse mundo, por isso levam o nome de gwishin cheonyeo.




 Uma Gumiho (구미호) - A Raposa de Nove Caudas

Gumiho sao raposas com 1000 anos de idade, são boas, honradas e vão para os céus sendo colocadas no palácio do Grande Imperador de Jade, o governante dos céus. As gumihos são conhecidas por se disfarçarem como bonitas meninas no mundo humano e ‘caçar’ homens inocentes. Nos filmes de terror são focadas em ser criaturas "ruins"; narando histórias de que tem que se alimentarem de fígado para se tornarem verdadeiros humanos.




Filmes Coreanos

Sabemos que os coreanos são bem estudiosos e passam muitas horas do dia estudando nas escolas, eles até tem um " período livre de estudo noturno " onde os alunos ficam até A MEIA NOITE nas escolas para se prepararem para as faculdades. Bom, eles ficam até tarde nas escolas MAS nem sempre as escolas estão bem iluminados, muitas tem corredores escuros, salas desertas ....
Por terem que estudar praticamente 24h por dias, muitos acabam não aguentando e comemtem suicídio, e dizem que suas almas ficam vagando nos corredores escuros das escolas.
Uma história engraçada é sobre os Gwishin dos banheiros; quando os alunos vão tomar banho dizem que Gwishin aparecem de cabeça para baixo em cima de sua cabeça e brinca com seus cabelos, legal não? não


Um comentário: