segunda-feira, 1 de abril de 2013

Especial O Exorcista 40 anos parte 1


Isso mesmo já faz quase 40 anos que um dos melhores filmes de terror estreou.

 Este filme estreou no dia 19 de junho de 1973, mas teve muita repercussão antes de sua estréia. Um de seus trailers foi proibido de ser exibido pois o vídeo foi considerado muito perturbador com os sons e as imagens de Regan, assista abaixo:
Este video e outros estão nos extras do DVD  de " O Exorcista - A versão que você nunca viu " .

Bom o filmes foi baseado em uma história real, mas um pouco diferente. Ocorreu com um garoto de 13 anos que aprendeu a utilizar tábuas ouija através de sua tia, que veio a falecer a diante e o garoto passou a se comunicar com ela. Coisas estranhas começam a ocorrer, barulhos de pingos são ouvidos, passos e objetos sendo empurrados começou a deixar o garoto, Robbie, seus pais e seus avós com medo.
Seu pai começou a ficar preocupado com a vida de seu filho pois se tornou comum Robbie se sentar na cama e ela começar a se sacudir violentamente, além disse, o garoto começou a ter pesadelos mais frequentes, enjoos, irritado e com desgosto de todos. Seu pai resolveu leva-lo a fazer testes psicotécnicos para tentar descobrir o problema.
Como no filme, os testes não deram em nada até encontrarem com Cardeal O’Boyle que afirmou que havia "algo" junto com o garoto. Robbie ao se encontrar com Cardeal O’Boyle falou com uma voz demoníaca e lhe disse coisas obscenas, além do local ter esfriado, os pais autorizaram o exorcismo.
Foram realizados com Robbie dois exorcismos o primeiro foi dramático onde ele ficou em uma cama de hospital com pés e mão amarrados, mas mesmo assim conseguiu se soltar e atacou o padre.
Com o fracasso, a família decide se mudar para Saint Louis pois no corpo do garoto apareciam machucados com o nome da cidade. Lá encontraram um padre que iria ajuda-los. Após contarem a história o padre decide rapidamente ir visitar o garoto,logo após sua chegada, objetos começam a se mover sozinhos, Robbie começa a falar frases sem sentido, gritava em latim e também em hebraico, sua temperatura corporal aumenta bruscamente e acaba incendiando a cama.
Robbie parecia não ser atingido pelas chamas, o padre gritava ritos em latim e com uma voz demôniaca o garoto respondia, mesmo nunca tendo aprendido latim. Robbie para de gritar, e o padre pergunta aos pais se pode fazer o batismo, sem escolha os pais aceitam, o padre oferece a Hóstia ao garoto que rejeito, mais na segunda tentativa aceita reconhecendo o poder de São Miguel Arcanjo e o demônio é expulso. Após o exorcismo Robbie é internado em estado de coma e permanece assim por 4 dias, após acordar a única coisa que se lembra são as imagens de São Miguel Arcanjo. 

Como vimos  a história e o filme são bem diferentes, mas as duas começam do mesmo jeito com a famosa tábua ouija onde Robbie falava com a tia e Regan com o capitão Howdy, que era na verdade o demônio Pazuzu.

                        
(Capitão Howdy, acha minha mãe bonita?
Capitão Howdy isso não é nada gentil.)
 Muitos demônios tornaram-se conhecidos graças aos filmes, e um que jamais será esquecido é Pazuzu que possui Regan.
Na mitologia Pazuzu é conhecido como o rei dos demônios do vento, ele também representava o vento sudoeste que trazia as tempestades e estiagem. Sua origem é de 1000 a.c na Assíria, Mesopotâmia. Ele é representado por uma criatura de corpo humano, com cabeça de leão ou cachorro, garras ao invés de pés, dois pares de assas, cauda de escorpião e o corpo revestido por escamas. Ele é representado coma mãe direita levantada e a esquerda abaixada, significando vida e morte, criação e destruição.O anel que fica sobre a cabeça das estatuetas indica que tais objetos eram usados em volta do pescoço ou pendurados nas casas, geralmente no local onde pessoas inválidas dormiam. Por incrível que parece Pazuzu não é um demônio ruim, ele era usado contra a deusa Lamasuht, um demônio feminino que se alimentava de crianças de crianças recém-nascidas e que acreditavam ser o responsável por prejudicar as mães no parto. Pequenos amuletos eram colocados em volta dos pescoços das grávidas para protege las de Lamasuht.
Não achei nada por qual motivo Pazuzu foi escolhido para possuir Regan, mas no filme ele aparece com outra imagem, só no final aparece a real imagem.
                                                                                     (Estatua de Pazuzu)
                                                                                        (Pazuzu no decorrer do filme)
                                                                (Pazuzu ao lado e Regan)

    Filme bom ganha prêmios, vamos a eles:
  •  Melhor som: Robert Knudson e Christopher Newman 
  •  Melhor roteiro adaptado: William Peter Blatty 
  •  Melhor diretor: William Friedkin  
  •  Melhor filme de DRAMA (drama, isso mesmo
  •  Melhor atriz coadjuvante: Linda Blair   
Falando em melhor som, não seria nada mais justo do que Robert e Christopher ganharem esse prêmio, onde gravaram vários sons de enxames de abelhas furiosas e colocaram antes das cenas de alta tensão. Além disso quando Regan estava transformada sons de porcos sendo mortos e casais fazendo sexo foram misturados na banda sonora.

Você deve se perguntar como uma garota tão doce consegue ficar com aquela voz não é mesmo? Bom William Friedkin contratou uma atriz, Mercedes McCambridge para dobra a voz de Regan na cenas de possessão (Além de fumar 6 carteiras de cigarro por dia e comer ovos crus)

Vamos agora com mais algumas bizarrices do filme:
  • O diretor Friedkin adorava assustar seus atores, com tiros para o alto sem avisar. O cara foi tão maluco que encomendou um freezer gigante para baixar a temperatura do set, e é claro que Linda Blair acabou pegando uma pneumonia pois estava a maior parte do tempo de camisola.
  • O filme foi banido no em grande parte do Reino Unido, então o estudio disponibilizou o The Exorcist Bus que levava seus espectadores para outras cidade da Europa para assistir o filme.
  • O set pegou fogo! E adivinha qual foi o lugar que ficou em perfeita condições? Sim o quarto da Regan, a casa existe de verdade fica localizada em Georgetown, Washington, pertence a Warner e se tornou ponto turistico.
  • Um pastor evangélica pregava que todas as fitas VHS do filme estavam possuidas pelo demônio, mas isso não prejudicou nenhum pouco as vendas que bateram recordes.
  • Linda Blair, nossa queria Regan, infelizmente foi ameaçada de morte e perseguida por fiéis fanáticos que diziam que ela glorificava o demônio e por conta disso passou 6 meses amparada por seguranças.
  • Na época do lançamento boatos de que todo elenco estava amaldiçoado surgiram, e foram 9 mortes no total. O ator Jack MacGowran, que interpretou Burke, e a atriz Vasiliki Maliaros, que viveu a mãe do Padre Karras, nem chegaram a ver o filme nos cinemas. 

  
 
PARTE II

3 comentários:

  1. A morte faz vistoria aqui tbm...

    ResponderExcluir
  2. Quem não gosta desse filme.

    ResponderExcluir
  3. Essa cena acima é quando ela mata o padre.Eu lembro...

    ResponderExcluir